TEMPLO HENSHOJI
Templo Budista Shingonshu Henshoji
APRESENTAÇÃO:
O Templo Budista Shingonshu Henshoji foi fundado em 15 de dezembro de 1965 na cidade de São Paulo, participando ativamente da historia do budismo no Brasil e tendo como missão propagar a história, filosofia e doutrina budistas conforme ensinamentos de Kōbō Daishi. A importância de Kōbō Daishi no desenvolvimento do budismo japonês foi tal que ele é conhecido também como Odaishisama ("o Grande Mestre").
O foco das atividades são a prática e a difusão do Dharma para todos os seres, norteadas pelos ensinamentos do Hannya Shingyō (Sutra do Coração) e do Mikkyō (Budismo Esotérico).
Kōbō Daishi, como sucessor de Keika (Hui Guo), trouxe os fundamentos dos ensinamentos esotéricos da China sob a forma de práticas, rituais e estudos, além de vários textos, instrumentos, símbolos e mandalas. Estabeleceu-se no Monte Kōya, localizado em Wakayama, onde iniciou a construção do complexo de templos que existem ainda hoje e representam a sede central do Budismo Shingon.
Ao estudar o Budismo Esotérico Shingon, entramos em contato com um fluxo de ensinamentos de mais de 1200 anos de existência.